sábado, 30 de maio de 2009

Aditivo ao novo Plano Diretor determina fim do emaranhado de fios nos céus da cidade

Rio de Janeiro quer ser o Pioneiro: Aterrar a Fiação é uma medida Necessária para uma cidade moderna e cosmopolita!

Josie Jerônimo - do Jornal "O DIA"

Rio - A preocupação com a poluição visual no Rio não aparece apenas no projeto de lei Cidade Limpa, apresentado quarta-feira na Câmara dos Vereadores e que prega redução drástica de faixas, cartazes e outdoors. O novo Plano Diretor do Município também pode mexer com a paisagem. De acordo com o aditivo 545, em cinco anos toda a fiação aérea deverá integrar a rede subterrânea. O Plano deverá ser votado na Câmara no início de 2008.

Ver o céu livre de fios que muitas vezes ganham penduricalhos como tênis velhos e pipas é privilégio apenas para moradores da orla ou freqüentadores de grandes vias como a Presidente Vargas e a Rio Branco. Se o aditivo, de autoria do vereador Jorge Felippe, for incorporado ao Plano Diretor, empresas de telefonia, eletricidade e TV a cabo terão que enterrar toda a fiação. "Cidades modernas não têm esse tipo de exposição de rede. Além da questão urbanística, é preciso pensar no respeito à vida, pois muitas crianças soltam pipas perto de fiação elétrica", argumenta Felippe.

O conselheiro do Instituto Brasileiro de Arquitetura do Rio (IAB) Carlos Fernando de Souza afirma que a ausência de fios contribuirá "paisagisticamente" para a limpeza da cidade. "Toda a fiação da telefonia ainda é aérea", observa. Algumas operadoras de TV a cabo iniciaram os trabalhos com fiação subterrânea, mas a maior parte da distribuição elétrica é feita pelo ar.

A grande polêmica é o custo. O quilômetro da fiação subterrânea é quatro vezes mais caro do que a aérea. Em algumas cidades em que o sistema foi substituído, o poder público dividiu os custos com as concessionárias para não repassar totalmente os gastos para as contas dos consumidores.

Quando o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, iniciou o projeto Cidade Limpa muitos criticaram a falta de políticas para acabar com a fiação aérea, que também polui a cidade.

Reduzir de uma só vez a poluição visual e os acidentes causados pela fiação elétrica e telefônica aérea no estado é a proposta do projeto de lei 19/07, cuja efetivação foi garantida pela Assembléia Legislativa do Rio nesta quarta-feira (26/11). O projeto do deputado Paulo Ramos (PDT) havia sido vetado integralmente pelo Poder Executivo, mas o voto de 48 deputados garantiu a aplicação da norma, que será enviada para a promulgação pelo governador Sérgio Cabral dentro do prazo de dois dias. Caso o texto não seja promulgado neste limite, será reenviado para a Alerj, onde seu presidente, deputado Jorge Picciani (PMDB), promulgará. "Esta será uma lei que reduzirá danos à fiação, o que é bom para as concessionárias e para a população. Além disso, como conseqüência, deixará as cidades mais bonitas", aponta Ramos, que estabeleceu o prazo máximo de dez anos para toda a substituição. A proposta determina ainda que os municípios sejam consultados quanto ao uso do solo. __________________

DonQuiposte comenta:
Isto porque a maior parte do Rio de Janeiro (cerca de 80%) já não tem postes!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Serviço de Moto Taxi - Cidade de Santos


Empresa santista que faz serviços de Moto Taxi. Atende 24 hrs . Caso você não se importe de pagar para pegar carona com um cara que te empresta um capacete de higiene suspeita e que trabalha para uma empresa que não se importa de emporcalhar a cidade, e ainda, pagar o valor que ele te disser no final da corrida, o risco é seu, os telefones estão aí ao lado

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ibirapuera e Faria Lima sem fio

Copiado do Blog Mílton Jung

Desaparecer com a fiação elétrica pode se transformar em avanço tão significativo para a paisagem urbana como o foi a Lei Cidade Limpa. Um passeio pela avenida Paulista comprova esta sensação de bem estar gerada pelo sumiço dos fios que se transformam em impressionantes emaranhados entre um poste e outro. Acordo entre a prefeitura de São Paulo e a Eletropaulo permitirá o enterramento da fiação na avenida Faria Lima e no Parque do Ibirapuera, a partir do 2º semestre deste ano.

A Oscar Freire passou por processo semelhante com prefeitura e comerciantes dividindo os custos do projeto. Desta vez, parte da dívida de mais de R$ 400 mi da prefeitura com a empresa de energia elétrica será usada na iniciativa. De acordo com o diretor executivo da Eletropaulo Roberto Di Nardo, o investimento também vai trazes eficiência energética para escolas públicas do município e túneis da cidade.

Conheça o Blog Mílton Jung

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Adivinha onde é?


Ganha uma passagem no Bonde quem disser onde é e quantos postes tem!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Avenida Paulista vs. Avenida Ana Costa


Duas Avenidas Importantes
de Duas Cidades Importantes
Uma tem Postes
Outra Não

Don Quiposte

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Postes pela Paz

Genial o uso destes postes (ou colunas) para divulgar a PAZ, criados para a Global Coalition for Peace (Coalizão Global pela Paz) para protestar contra a guerra do Iraque.
A campanha é muito mais criativa e bacana do que o site fraquinho que divulgam, além de Coalizão Global pela Paz soar um tanto como algo para ser enfrentada com ajuda da Liga da Justiça ou algo do tipo.
Mas qualquer iniciativa pela PAZ é louvável e uma criativa como esta merece mais do que palmas.


PAZ - PEACE

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Linda foto de Paulo Fehlauer

Paulo Fehlauer por Paulo Fehlauer

Ex-candidato a engenheiro, não se deu bem com os números e resolveu correr o mundo, mesmo que dentro do próprio quintal. Optou pelo jornalismo e pela fotografia, e hoje não se separa do seu smartphone. Jornalista, fotógrafo, viciado em internet, blogueiro e ativista, entre outros. Passou 2 anos em Nova York servindo feijoada e caipirinhas. Nas horas vagas, trabalhou no International Center of Photography e foi assistente do fotógrafo Ed Kashi no PhotoCamp, evento da National Geographic Magazine. No MSN: paulofehlauer@hotmail.com.

Ótimo o trabalho do Paulo (nesta foto o meu tema favorito), que o ativismo nunca acabe.

Foto sob Creative Commons License
Paulo Fehlauer no Flickr

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Igreja do Embaré após a reforma

A Igreja do Embaré (Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré) fica na Avenida da Praia logo depois do canal 4 para quem vai em direção a Ponta da Praia. Depois da reforma e do lindo trabalho paisagístico nas sua frente ficou mais linda do que nunca. Não fugiria em dizer que deve ser uma das mais bonitas igrejas do país, um orgulho para nossa cidade e nosso mais novo cartão postal.
Parabéns a todos os responsáveis por tamanho feito pelo trabalho mais que bem feito (principalmente tirando aquele poste horrível que havia na frente).

Localização: Av. Bartolomeu de Gusmão nº 32 - Embaré - Santos - Tel. 3227-5977.
Funciona de segunda a sexta, das 7h00 às 20h00; sábados e domingos das 8h00 às 21h00.
Veja aqui (post relacionado) da Igreja com o último poste ainda na frente
Saiba mais sobre a Igreja do Embaré (wikipedia)

domingo, 3 de maio de 2009

Casas Bahia na Floriano Peixoto.


Em Santos você encontra Casas Bahia na Av Mal Floriano Peixoto, 22 no Gonzaga. O telefone de lá é 13 3284-7727. Entre as promoções, você terá todos os produtos com desconto (eles nem aceitam se você tentar pagar o preço cheio). O mal gosto é garantido assim como as pouca opções dos infinitos itens que vendem. Se vocês quiserem uma casa com cara de vovó, o lugar é aqui.
(A pergunta é - Uma empresa preocupada com a sua imagem não deveria se preocupar com o poste na sua fachada?)