sábado, 30 de maio de 2009

Aditivo ao novo Plano Diretor determina fim do emaranhado de fios nos céus da cidade

Rio de Janeiro quer ser o Pioneiro: Aterrar a Fiação é uma medida Necessária para uma cidade moderna e cosmopolita!

Josie Jerônimo - do Jornal "O DIA"

Rio - A preocupação com a poluição visual no Rio não aparece apenas no projeto de lei Cidade Limpa, apresentado quarta-feira na Câmara dos Vereadores e que prega redução drástica de faixas, cartazes e outdoors. O novo Plano Diretor do Município também pode mexer com a paisagem. De acordo com o aditivo 545, em cinco anos toda a fiação aérea deverá integrar a rede subterrânea. O Plano deverá ser votado na Câmara no início de 2008.

Ver o céu livre de fios que muitas vezes ganham penduricalhos como tênis velhos e pipas é privilégio apenas para moradores da orla ou freqüentadores de grandes vias como a Presidente Vargas e a Rio Branco. Se o aditivo, de autoria do vereador Jorge Felippe, for incorporado ao Plano Diretor, empresas de telefonia, eletricidade e TV a cabo terão que enterrar toda a fiação. "Cidades modernas não têm esse tipo de exposição de rede. Além da questão urbanística, é preciso pensar no respeito à vida, pois muitas crianças soltam pipas perto de fiação elétrica", argumenta Felippe.

O conselheiro do Instituto Brasileiro de Arquitetura do Rio (IAB) Carlos Fernando de Souza afirma que a ausência de fios contribuirá "paisagisticamente" para a limpeza da cidade. "Toda a fiação da telefonia ainda é aérea", observa. Algumas operadoras de TV a cabo iniciaram os trabalhos com fiação subterrânea, mas a maior parte da distribuição elétrica é feita pelo ar.

A grande polêmica é o custo. O quilômetro da fiação subterrânea é quatro vezes mais caro do que a aérea. Em algumas cidades em que o sistema foi substituído, o poder público dividiu os custos com as concessionárias para não repassar totalmente os gastos para as contas dos consumidores.

Quando o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, iniciou o projeto Cidade Limpa muitos criticaram a falta de políticas para acabar com a fiação aérea, que também polui a cidade.

Reduzir de uma só vez a poluição visual e os acidentes causados pela fiação elétrica e telefônica aérea no estado é a proposta do projeto de lei 19/07, cuja efetivação foi garantida pela Assembléia Legislativa do Rio nesta quarta-feira (26/11). O projeto do deputado Paulo Ramos (PDT) havia sido vetado integralmente pelo Poder Executivo, mas o voto de 48 deputados garantiu a aplicação da norma, que será enviada para a promulgação pelo governador Sérgio Cabral dentro do prazo de dois dias. Caso o texto não seja promulgado neste limite, será reenviado para a Alerj, onde seu presidente, deputado Jorge Picciani (PMDB), promulgará. "Esta será uma lei que reduzirá danos à fiação, o que é bom para as concessionárias e para a população. Além disso, como conseqüência, deixará as cidades mais bonitas", aponta Ramos, que estabeleceu o prazo máximo de dez anos para toda a substituição. A proposta determina ainda que os municípios sejam consultados quanto ao uso do solo. __________________

DonQuiposte comenta:
Isto porque a maior parte do Rio de Janeiro (cerca de 80%) já não tem postes!

Nenhum comentário: