segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Questão da Iluminação Pública

Foi levantada numa comunidade do Orkut sobre como ficaria a iluminação pública com a retirada dos postes.
Acredito que melhor. Com os postes atuais a iluminção é feita acima das copas das árvores, prova disto é entrar numa rua arborizada para ver como ela é escura. O que é paradoxal. A iluminção seria muito melhor se feita como pequenos postes de luz, iluminando as calçadas sem atrapalhar quem anda (por exemplo, cadeirante) e ainda embelezando.
Vão aqui alguns exemplos que Santos já tem:

Rua XV de Novembro
É comum na primeira vez que alguém vai a rua XV se perguntar porque ela é tão mais linda do que as outras ao redor,. Porque ela não tem postes! Tem estes lindos postes estilo antigo. Tudo bem que são feitos de lata o que, quando tocados, dão a sensação que são cenários de alguma novela, mas são uma ótima idéia . Parabéns sinceros aos responsáveis


Em frente a Igreja do Embaré ( CPE )
Super discretos estes postes na pracinha logo a frente da igreja. Com um design mais para inteligente e prático do que belo, lembra remotamente um lampião. O fato de refletir a luz com uma espécie de tampo, ajuda a economizar e espalhar luz.



Jardins da Praia
Os jardins ficaram ainda mais lindos depois da reforma de alguns anos atrás, reforma esta que basicamente retirou e trocou os postes, já que pouca coisa mudou. Mas tirar os antigos e horríveis postes foi mais que louvável, nem precisando ter escolhido postes tão lindos, quase poéticos e que lembram uma gaivota voando. Só não entendi aquela bolinha no topo que lembra uma cabeceira de cama antiga


2 comentários:

Anônimo disse...

Acho legal a idéia, mas tenho uma dúvida. Como as ruas e não as calçadas teriam condições para um tráfego bem iluminado, porque sou morador da cidade e costume ir à praia, vejo que os postes pequenos de calçada como você já havia citado na postagem, estes pequenos postes são fracos para oferecerem uma iluminação para uma rua, pois necessitariam muitos para uma quadra ser iluminada tanto na calaçada tanto na rua para poder atravessar, os carros trafegarem sem aqueles faróis altíssimos. Enfim, Don Quiposte, gostei da sua idéia, mas, fica aqui minha observação!!!

Don Quiposte disse...

Os postes que combatemos são os postes que sustentam a fiação, boa parte nem sequer é responsável pela iluminação. Recentemente os postes dos Jardins da Praia foram trocados e a iluminação está melhor do que nunca. No Centro Histórico, os pontos mais iluminados são as ruas que trocaram os postes por postes pequenos (como a rua XV). Pense em São Paulo e verá que pontos como a avenida Paulista ou a 23 de maio são bem iluminadas e não possuem estes postes horríveis que temos em Santos. A iluminção mais próxima do chão exigem lampadas mais fracas o que economiza mantendo a mesma claridade.