quarta-feira, 19 de agosto de 2009
POSTS
Desculpem a todos pela falta de atualizações. Em breve novidades e ações reais. Esperem
domingo, 26 de julho de 2009
A Conselheiro Nébias ficaria linda!
quinta-feira, 23 de julho de 2009
MPF pede retirada de fiação elétrica
---
Carmo. Procurador quer cronograma da CPFL em 40 dias.
O Ministério Público Federal ( MPF) recomendou à CPFL Piratininga que apresente em 40 dias um cronograma para retirar os atuais postes de luz e a rede de alta tensão instalados em frente ao conjunto do Santuário do Carmo- composto pela Igreja da Ordem Terceira do Carmo e pela Igreja e Convento da Ordem Primeira do Carmo (...). O objetivo é possibilitar a contemplação de todo o complexo arquitetônico, que é tombado por órgãos de proteção ao patrimônio histórico federal, estadual e municipal.
A medida visa a substituição da atual rede elétrica por um sistema subterrâneo, com a instalação de novos postes ou luminárias adequadas aos bens tombados, conforme prevê a lei municipal que criou o Programa Alegra Centro, em 2003.
Apesar de a determinação do MPF se basear na legislação, um ingrediente promete gerar polêmica: a quem caberá os custos de substituição da rede?
Para o Procurador Antonio Arthur Barros Mendes, autor da recomendação, a legislação municipal dispõe expressamente que o dever é da concessionária. Além disso, "o entendimento do Ministério Público é que deveria de haver anuência dos órgãos (competentes) para a instalação desses equipamentos".
No entanto a CPFL Piratininga- que preferiu só se pronunciar sobre o projeto após recebimento da comunicação oficial do Ministério Público -, informou, por meio de sua assessoria de imprensa,
que para este tipo de obra segue todos os critérios establecidos pela Resolução 456 da Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel), "que estabelece que os custos são de responsabilidade do solicitante".
Além disso, destacou "que os projetos para a implantação de postes seguiram orientação do departamento de obras da Prefeitura de Santos".
Via: Clipping Convento do Carmo
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Cantina Liliana

Considerada por muito o melhor restaurante italiano da Baixada Santista, a Cantina Liliana tem mais de 40 anos de história. Fica na avenida Ana Costa 404 e o telefone é 13-32845999. O cardápio é enorme, daqueles que não dá vontade de ler inteiro e a decoração é moderna e sem expressão. A fachada é linda e condiz ser chamada de fachada, já que atrás é uma casa normal. Apesar do poste na frente e das ironias aqui ditas, não podemos deixar de recomendar.
sábado, 11 de julho de 2009
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Santos - Cidade Limpa Já
sábado, 27 de junho de 2009
Jardins da Praia de Santos

A não tantos anos atrás uma grande reforma foi feita nos Jardins da Praia, deve ter custado bastante mas realmente os jardins ficaram mais lindos que nunca. O estranho era que ao andarmos por ele a sensação era também de não entender o que foi feito, pois os jardins apesar de lindos estavam iguais, as diferenças notadas não eram os suficiente para deixar os jardins tão lindos.
O que aconteceu com os Jardins da Praia de Santos?
Simples, tiraram os postes, essas estruturas horríveis e nojentas que ficam sobre nossas cabeças e enfeiam a cidade sem notarmos.
E olhe na foto ao lado, eles estão voltando aos poucos para os jardins. Começa assim, deste virão ligações e de repente... aquilo que era um probleminha virou um problemão.
Não podemos deixar.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
ARVORES 1 X 1 FIOS DE POSTES
Curtos-circuitos causam interdição da Av. Doutor Arnaldo em SP
Galhos de árvores atingiram rede elétrica da via; por causa de podagem, região deve ficar sem energia até 19h30
Via: Estadão
Elvis Pereira - Central de Notícias
sábado, 20 de junho de 2009
quinta-feira, 18 de junho de 2009
A Tribuna - 18 de junho de 2008
sábado, 13 de junho de 2009
Itaú Personnalité - av. Ana Costa

O Itaú Personnalité fica na av. Ana Costa 485 no Gonzaga, o CEP é
11060-003 e o telefone (13) 3289-9733 ou Fax (13) 3289-6025. Banco feito para bacanas. Adoro o poste meio torto!
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Caminhos das Indias
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Como é que é?!
terça-feira, 2 de junho de 2009

É comum que os custos envolvendo os roubos de fios leve em conta somente isto, os custos dos fios. Nunca medimos os roubos pelo impacto e consequências que trazem. Seja da mãe que ficará impedida de ligar, dos velhinhos que ficaram no escuro ou de um eletrodoméstico que queimou nesta hora.. e um ou outro que acabou queimado no processo.
(A foto acima é de forte impacto, o link para a original está aqui)
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Emissário Submarino de Santos
sábado, 30 de maio de 2009
Aditivo ao novo Plano Diretor determina fim do emaranhado de fios nos céus da cidade
Rio - A preocupação com a poluição visual no Rio não aparece apenas no projeto de lei Cidade Limpa, apresentado quarta-feira na Câmara dos Vereadores e que prega redução drástica de faixas, cartazes e outdoors. O novo Plano Diretor do Município também pode mexer com a paisagem. De acordo com o aditivo 545, em cinco anos toda a fiação aérea deverá integrar a rede subterrânea. O Plano deverá ser votado na Câmara no início de 2008.
Ver o céu livre de fios que muitas vezes ganham penduricalhos como tênis velhos e pipas é privilégio apenas para moradores da orla ou freqüentadores de grandes vias como a Presidente Vargas e a Rio Branco. Se o aditivo, de autoria do vereador Jorge Felippe, for incorporado ao Plano Diretor, empresas de telefonia, eletricidade e TV a cabo terão que enterrar toda a fiação. "Cidades modernas não têm esse tipo de exposição de rede. Além da questão urbanística, é preciso pensar no respeito à vida, pois muitas crianças soltam pipas perto de fiação elétrica", argumenta Felippe.
O conselheiro do Instituto Brasileiro de Arquitetura do Rio (IAB) Carlos Fernando de Souza afirma que a ausência de fios contribuirá "paisagisticamente" para a limpeza da cidade. "Toda a fiação da telefonia ainda é aérea", observa. Algumas operadoras de TV a cabo iniciaram os trabalhos com fiação subterrânea, mas a maior parte da distribuição elétrica é feita pelo ar.
A grande polêmica é o custo. O quilômetro da fiação subterrânea é quatro vezes mais caro do que a aérea. Em algumas cidades em que o sistema foi substituído, o poder público dividiu os custos com as concessionárias para não repassar totalmente os gastos para as contas dos consumidores.
Quando o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, iniciou o projeto Cidade Limpa muitos criticaram a falta de políticas para acabar com a fiação aérea, que também polui a cidade.
Reduzir de uma só vez a poluição visual e os acidentes causados pela fiação elétrica e telefônica aérea no estado é a proposta do projeto de lei 19/07, cuja efetivação foi garantida pela Assembléia Legislativa do Rio nesta quarta-feira (26/11). O projeto do deputado Paulo Ramos (PDT) havia sido vetado integralmente pelo Poder Executivo, mas o voto de 48 deputados garantiu a aplicação da norma, que será enviada para a promulgação pelo governador Sérgio Cabral dentro do prazo de dois dias. Caso o texto não seja promulgado neste limite, será reenviado para a Alerj, onde seu presidente, deputado Jorge Picciani (PMDB), promulgará. "Esta será uma lei que reduzirá danos à fiação, o que é bom para as concessionárias e para a população. Além disso, como conseqüência, deixará as cidades mais bonitas", aponta Ramos, que estabeleceu o prazo máximo de dez anos para toda a substituição. A proposta determina ainda que os municípios sejam consultados quanto ao uso do solo. __________________
DonQuiposte comenta:
Isto porque a maior parte do Rio de Janeiro (cerca de 80%) já não tem postes!
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Serviço de Moto Taxi - Cidade de Santos

Empresa santista que faz serviços de Moto Taxi. Atende 24 hrs . Caso você não se importe de pagar para pegar carona com um cara que te empresta um capacete de higiene suspeita e que trabalha para uma empresa que não se importa de emporcalhar a cidade, e ainda, pagar o valor que ele te disser no final da corrida, o risco é seu, os telefones estão aí ao lado
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Ibirapuera e Faria Lima sem fio

Desaparecer com a fiação elétrica pode se transformar em avanço tão significativo para a paisagem urbana como o foi a Lei Cidade Limpa. Um passeio pela avenida Paulista comprova esta sensação de bem estar gerada pelo sumiço dos fios que se transformam em impressionantes emaranhados entre um poste e outro. Acordo entre a prefeitura de São Paulo e a Eletropaulo permitirá o enterramento da fiação na avenida Faria Lima e no Parque do Ibirapuera, a partir do 2º semestre deste ano.
A Oscar Freire passou por processo semelhante com prefeitura e comerciantes dividindo os custos do projeto. Desta vez, parte da dívida de mais de R$ 400 mi da prefeitura com a empresa de energia elétrica será usada na iniciativa. De acordo com o diretor executivo da Eletropaulo Roberto Di Nardo, o investimento também vai trazes eficiência energética para escolas públicas do município e túneis da cidade.
Conheça o Blog Mílton Jung
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Adivinha onde é?
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Avenida Paulista vs. Avenida Ana Costa
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Postes pela Paz
A campanha é muito mais criativa e bacana do que o site fraquinho que divulgam, além de Coalizão Global pela Paz soar um tanto como algo para ser enfrentada com ajuda da Liga da Justiça ou algo do tipo.
Mas qualquer iniciativa pela PAZ é louvável e uma criativa como esta merece mais do que palmas.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Linda foto de Paulo Fehlauer
Ex-candidato a engenheiro, não se deu bem com os números e resolveu correr o mundo, mesmo que dentro do próprio quintal. Optou pelo jornalismo e pela fotografia, e hoje não se separa do seu smartphone. Jornalista, fotógrafo, viciado em internet, blogueiro e ativista, entre outros. Passou 2 anos em Nova York servindo feijoada e caipirinhas. Nas horas vagas, trabalhou no International Center of Photography e foi assistente do fotógrafo Ed Kashi no PhotoCamp, evento da National Geographic Magazine. No MSN: paulofehlauer@hotmail.com.
Foto sob Creative Commons License
Paulo Fehlauer no Flickr
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Igreja do Embaré após a reforma

Parabéns a todos os responsáveis por tamanho feito pelo trabalho mais que bem feito (principalmente tirando aquele poste horrível que havia na frente).
Localização: Av. Bartolomeu de Gusmão nº 32 - Embaré - Santos - Tel. 3227-5977.
Funciona de segunda a sexta, das 7h00 às 20h00; sábados e domingos das 8h00 às 21h00.
Veja aqui (post relacionado) da Igreja com o último poste ainda na frente
Saiba mais sobre a Igreja do Embaré (wikipedia)
domingo, 3 de maio de 2009
Casas Bahia na Floriano Peixoto.

Em Santos você encontra Casas Bahia na Av Mal Floriano Peixoto, 22 no Gonzaga. O telefone de lá é 13 3284-7727. Entre as promoções, você terá todos os produtos com desconto (eles nem aceitam se você tentar pagar o preço cheio). O mal gosto é garantido assim como as pouca opções dos infinitos itens que vendem. Se vocês quiserem uma casa com cara de vovó, o lugar é aqui.
(A pergunta é - Uma empresa preocupada com a sua imagem não deveria se preocupar com o poste na sua fachada?)
quarta-feira, 29 de abril de 2009
MacDonald's na Ana Costa

Hã... Um numero 1... por favor... hã... com coca diet e... e... um Mac Shake também e ... hum... sem postes na frente, por favor, né.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Informações Turísticas - Santos - SP

O Centro de Informações Turísticas de Santos fica na Avenida da Praia, quase esquina com a Conselheiro Nébias e funciona na mesma praça que um posto da polícia militar. Nunca vemos turistas por ali mas a iniciativa é louvável.
Curioso é um lindo vitral baseado num quadro do holandês Piet Mondrian, pintor da primeira metade do século XX e expoente da arte abstrata. Sua obra foi tão utilizada em publicidade, moda e design que perdeu muito do seu impacto e hoje acabou datada. A busca de Mondrian pela arte abstrata era uma busca quase religiosa pela pureza da pintura, que acabou encontrando nas inúmeras composições com cores primárias, linhas pretas e fundos brancos (as cores das página inicial do Google só mostram como esta idéia ainda reverbera)
domingo, 26 de abril de 2009
Conselheiro Nébias Esquina com a Governador Pedro de Toledo
sábado, 25 de abril de 2009
Desculpem
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Revista Veja - 15 de Abril de 2009
segunda-feira, 6 de abril de 2009
IMPOSSIBLE IS NOTHING
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Sérgio Fabris - Um artista urbano

Sérgio Fabris é um artista urbano. Sua obra consiste de fachadas, viadutos, postes, fios e tudo o que compõe a poluição visual de uma cidade. Ele trabalha com óleo, acrílico e resina, faz luminárias em fibra de vidro, telas em silk-screen, esculturas e colagens.
Sérgio Fabris é Santista (apesar de seu atelier ser em São Paulo) e eu adoro o trabalho dele.
Continue.
terça-feira, 24 de março de 2009
Fios e postes, desapareçam! (continuação)
Questão de confiabilidade
Para entender porquê as redes subterrâneas são tão mais confiáveis e seguras, é preciso entender primeiro por que as redes aéreas são tão sensíveis e perigosas.
Acontece que os fios que passam pelas redes aéreas ficam diretamente expostos ao contato com as árvores. É preciso podá-las sempre para que a rede elétrica não acabe sendo desligada por elas, interrompendo o fornecimento de energia para os cidadãos. Podar uma árvore custa cerca de 10 dólares. Isso significa que, nas grandes cidades brasileiras, gasta-se de 4 a 7 milhões dólares por ano com a poda de árvores.
Mas este não é o único problema que ameaça as redes aéreas. Uma vez que os cabos ficam expostos, as intervenções para consertos também precisam ser freqüentes. Os danos são causados por acidentes com veículos que atingem os postes, raios (descargas atmosféricas), chuvas, contaminação ambiental (poluição, salinidade), ventos e pássaros.No aspecto confiabilidade, as redes subterrâneas são muito mais eficientes principalmente porque não sofrem as interferências do ambiente externo. Por estarem enterradas, elas ficam a salvo desses problemas.
E esta confiabilidade ainda pode ser ampliada com estratégias inteligentes, como as configurações dos circuitos em forma de anel. Esse desenho permite que a rede seja alimentada por dois pontos (lados), deixando apenas parte da rede desconectada em caso de queda do sistema.
Já as redes aéreas são normalmente radiais (espalham-se como os galhos de uma árvore) , ou seja, se um ponto for interrompido, toda a rede além daquele ponto ficará sem abastecimento. É aí que surge o problema da energia não-distribuída (END), uma perda em dose dupla, impossível de ser recuperada. O fornecedor de energia perde porque deixa de vender, enquanto o usuário fica insatisfeito porque não recebeu a energiasegunda-feira, 23 de março de 2009
Fios e postes, desapareçam!
Estudos mostram que redes subterrâneas, além de melhorar a estética, também são muito mais seguras e bem mais econômicas ao longo do tempo

De um modo geral, as pessoas sempre pensaram que as redes subterrâneas de distribuição de energia elétrica eram caras demais para serem instaladas, por isso a escolha comum era sempre pelas redes aéreas – sim, aquelas formadas por milhares de postes, fios e acessórios à mostra, que tanto enfeiam as paisagens das cidades brasileiras.
Contudo, se por um lado as redes aéreas (RDA) são mais baratas de instalar, por outro elas têm um custo de manutenção e de operação elevado depois de instaladas. Isso sem contar que elas também são bem menos seguras e que estão constantemente sendo danificadas pelas ações do meio ambiente.
É por tudo isso que os técnicos e engenheiros de todo o Brasil já estão mudando aquela antiga idéia de optar sempre pelas redes aéreas. Quase todos os novos projetos considerados modernos e seguros já estão utilizando as redes subterrâneas de distribuição de energia (RDS), uma tendência que está chegando para ficar.
ctrl+C ctrl+V da Revista Pirelli Club
domingo, 22 de março de 2009
segunda-feira, 16 de março de 2009
Veja São Paulo deste Fim de Semana

Legal é ver a Daslu de fundo , toda rodeada de postes. Como já disse, pelo menos os postes são democraticos.
Em breve uns posts quentinhos
domingo, 8 de março de 2009
O que os arquitetos tem a dizer - Plinio de Toledo Piza
![]() |
Plinio de Toledo Piza |
De fato, a poluição visual nas concentrações urbanas muito se deve aos cabeamentos aéreos. Acredito que os empreendedores de loteamentos, inicialmente para a classe A e depois para todas as classes, irão optar cada dia mais pelos cabos subterrâneos. A pressão por uma melhor qualidade de vida (incluídas aí não só a questão estética, mas também a manutenção e a conservação) resultará em um melhor custo-benefício na opção por esta solução técnica.”
Via: Revista PirelliClub on-line
Graças a Remo
sábado, 7 de março de 2009
O que os arquitetos tem a dizer - Adriana Tupinambá
![]() |
Adriana Tupinambá |
Um bom exemplo são as cidades planejadas dos subúrbios americanos, cujos cabeamentos são subterrâneos, assim como as instalações de gás, eletricidade e telecomunicações. Seria ideal para as grandes cidades brasileiras se existissem condições políticas e econômicas que favorecessem a instalação desses cabeamentos, já que eles proporcionariam, além da melhoria dos serviços públicos, um melhor desenho para as ruas, praças e avenidas.
Esta beleza plástica criada pelos cabeamentos subterrâneos funciona tanto nos ambientes externos quanto nos internos, possibilitando aos usuários uma maneira de viver muito mais prática e funcional.”
Via: Revista PirelliClub on-line
Graças a Remo
sexta-feira, 6 de março de 2009
O que os arquitetos tem a dizer - Flavia Ralston
Flavia Ralston, arquiteta formada pela FAU/USP - “O uso de redes enterradas possibilita projetos mais ‘limpos’, com efeito visual muito mais agradável e harmonioso.
A região central da cidade de São Paulo, por exemplo, segue o conceito de redes subterrâneas de suprimento de energia. É uma região onde não se verifica o efeito ‘paliteiro’ provocado pela difusão descontrolada de postes nas vias públicas das demais regiões da cidade.
![]() |
Flavia Ralston |
As cidades marítimas também podem se beneficiar desse conceito para reduzir a ação da maresia sobre os elementos da rede instalados à beira-mar. Destaco também que as redes subterrâneas contribuem para a preservação do meio ambiente, com a minimização da carga magnética e energética que se dissipa das instalações elétricas aéreas convencionais.”
Via: Revista PirelliClub on-line
Graças a Remo
quinta-feira, 5 de março de 2009
O que os arquitetos tem a dizer - Sig Bergamin
Sig Bergamin, Arquiteto graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos - “Vejo as redes subterrâneas de energia como uma evolução estética.
![]() |
Sig Bergamin |
Valeu, Remo!
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Gonzaga está decadente!

Está encrustado na primeira quadra da avenida Ana Costa que, no meu entender, é um dos pontos mais valorizados da cidade. Triste ver o como a área se deteriora.
Sobre o poste... bom, ele é quase um coadjuvante neste filme que todos os santistas estão assistindo - a decadencia do Gonzaga, bairro chique da cidade - e parece que não há ninguém dando bola para como esta história vai acabar.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Em Santos, carros alegóricos ficam presos em fios de postes

Como em todos os anos, no dia do desfile da famosa escola de samba União Imperial, do bairro do Marapé, em Santos, o trânsito fica parado na rua Carvalho de Mendonça .
A escola ficou com seus carros alegóricos presos devido a grande quantidade de fios que atravessam a rua de ponta a ponta.
A União Imperial contou com a ajuda de várias pessoas para realizar a passagem sem danificar os fios, e também sem avariar os carros que desfilam nesta noite no sambódromo na Zona Noroeste.
Via: IG
Obrigado Flávia Durante pelo toque!
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Cidade de Santos, uma Obra de Arte...
sábado, 21 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Poste da Igreja do Embaré vai embora

Atenção, atenção!
Fontes quentíssimas, mas não 100% confiáveis confirmaram que este poste está com os seus dias contados. Deveriamos marcar a data que isto ocorrer e proclamar feriado, Dia de São Quiposte. Tudo bem que os postes ao redor agora se parecem com a fiação que há detrás do meu computador, mas é uma grande vitória que um dos postes mais emblemáticos da cidade tenha seus dias contados. Finalmente fotógrafos poderão registrar a igreja no seu melhor ângulo e a cidade deverá ganhar um novo símbolo.
Parabéns a todos os responsáveis pela longa (no bom sentido) restauração, principalmente os que acreditaram quando todos os desaconselhavam.
Com a ajuda de Deus.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Poupatempo em Santos

O Poupatempo é uma daquelas iniciativas que quase só merecem parabéns. O endereço - Rua João Pessoa, 246 - foi estrategicamente escolhido, o prédio é lindo e o trabalho de restauração surpreendeu de tão bem feito, indo além das expectativas. O órgão Poupatempo é uma iniciativa bacaníssima do governo do estado visando os que realmente precisam dos serviços ali oferecidos e aqui várias esferas do poder funcionaram juntas mostrando que quando há vontade, as coisas acontecem.
Que pena estes postes horríveis bem na frente da fachada.
Poupatempo - Santos
No link acima preste atenção no angulo da foto usada para que a fachada apareça sem postes
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Problemas Técnicos
Obrigado e mais uma vez desculpem
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Europa, tudo bem. Agora Rio de Janeiro...
Agora descobri que boa parte da cidade do Rio de Janeiro é livre dos postes também.
Procura no google images para ver.
Depois posto imagens de lá para compararmos.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
E aí Fifi,

Tudo bem que a reforma das calçadas do Centro foi notável mesmo, mas que pena não ter aproveitado para já por fim nos postes todos de lá.
Mas saber que ainda dá para ver os postes das principais janelas da prefeitura, isso não tem preço.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
E aí, Santini ?!

Além de estar faltando uma letra do nome na fachada, o que me diz deste poste bem na frente?
Realmente tem coisas que o dinheiro não pode pagar
domingo, 8 de fevereiro de 2009
E aí, Sig?!

Além do prédio ser estilo néo-classico, o que me diz deste poste na frente?
Tem coisas que o dinheiro não pode pagar.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Santos em Preto e Branco
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Dança nos Postes
Foi como me senti quando vi este video feito na Filipinas. É de chorar de rir se o queixo não cair.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
MPF/SP quer fachada do conjunto do Carmo livre para a contemplação
Postes de luz, fiação desalinhada e transformadores de alta tensão existentes na frente e ao redor do conjunto do Carmo, em Santos, dificultam a sua visualização.
O Ministério Público Federal em Santos (SP) ajuizou no dia 15 de outubro de 2008, quarta-feira, ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) retire os atuais postes de luz e a rede de alta tensão existentes na frente do conjunto do Carmo, localizado no centro histórico de Santos, formado pela Igreja da Ordem Terceira, Igreja da Ordem Primeira, Convento e pelo Pantheon dos Andradas.Na liminar, é pedido, em um prazo de 30 dias depois da decisão judicial, que a companhia desative a rede de alta tensão e retire os equipamentos, como transformadores e a respectiva fiação, instalados na frente da Igreja da Ordem Terceira e ao lado da fachada do Pantheon dos Andradas. Caso a CPFL não cumpra a decisão judicial, requer-se uma multa diária de cinco mil reais.
Ao final da ação, o MPF pede que a rede elétrica aérea seja substituída por rede subterrânea, cujo projeto preveja a instalação posterior de novos postes ou luminárias adequadas aos bens tombados. Além disso, o MPF quer que a CPFL seja condenada a retirar em seis meses, depois da decisão, os quatro postes de energia elétrica ao redor do conjunto.
De acordo com o artigo 18 do decreto-lei nº 25/37, é de responsabilidade da companhia a remoção dos postes irregulares e a instalação de rede elétrica subterrânea, já que a empresa não foi autorizada pelo órgão competente para implantar esses equipamentos na sua forma atual.
Fonte: Notícias do Ministério Público Federal
Leia a matéria na íntegra
Clique para ler o Decreto-lei nº 25/37
Super Obrigado Remo
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Cidade de Santos - 101 anos atrás

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Questão da Iluminação Pública
Acredito que melhor. Com os postes atuais a iluminção é feita acima das copas das árvores, prova disto é entrar numa rua arborizada para ver como ela é escura. O que é paradoxal. A iluminção seria muito melhor se feita como pequenos postes de luz, iluminando as calçadas sem atrapalhar quem anda (por exemplo, cadeirante) e ainda embelezando.
Vão aqui alguns exemplos que Santos já tem:
É comum na primeira vez que alguém vai a rua XV se perguntar porque ela é tão mais linda do que as outras ao redor,. Porque ela não tem postes! Tem estes lindos postes estilo antigo. Tudo bem que são feitos de lata o que, quando tocados, dão a sensação que são cenários de alguma novela, mas são uma ótima idéia . Parabéns sinceros aos responsáveis

